Regras de Espadas (Spades)

Tipo de jogo: jogo de cartas de truques
Baralho: Padrão, baralho de 52 cartas

O jogo de Espadas é relativamente novo e já atraiu um grande número de seguidores. É um jogo de truques com a principal característica de que o naipe de espadas é sempre o trunfo.

Número de jogadores
Duas a três pessoas podem jogar individualmente ou quatro em duas duplas.

Classificação dos naipes
Ao contrário do Bridge ou Whist, o naipe Spade é sempre o trunfo.

Classificação de cartas
Ás, K, Q, J, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2.

Objeto do jogo
Ganhar pelo menos o número de truques licitados.

A distribuição de cartas
Quando o jogo é entre dois jogadores, eles podem escolher entre duas cartas, uma virada para cima e outra virada para baixo. Feita a escolha, o jogador recebe a carta de sua escolha e a outra é descartada. Outro conjunto de duas cartas é apresentado e assim sucessivamente até que o jogador tenha 13 cartas na mão. O outro jogador escolhe as suas cartas da mesma forma, mas com as restantes 26 cartas.

Quando três ou mais pessoas jogam, o baralho inteiro é distribuído um de cada vez, com a face para baixo. Para jogos de três jogadores, cada um recebe 17 cartas. Para jogos de quatro jogadores, cada um recebe 13 cartas.

A licitação
Cada jogador decide quantos truques poderá fazer. Por sua vez, cada jogador indica quantos truques eles esperam ganhar. Há apenas uma rodada de lances por mão, o lance mínimo é nil (o jogador licita que não fará nenhuma vaza) e o lance máximo é 13. Nenhum naipe é nomeado no lance, pois como o próprio nome do jogo indica , espadas são sempre trunfo.

Quando três ou mais pessoas jogam, elas não podem ver as cartas na rodada de lances, até que seja a vez delas. Um misdeal (distribuição errada de cartas) pode ser chamado por um dos jogadores se ele não tiver nenhuma carta do naipe de trunfo, Espadas, ou se não tiver nenhuma carta K, Q ou J (cartas com figuras). Os jogadores recebem um novo conjunto de cartas e o jogo continua normalmente. Isso não se aplica a jogos de dois jogadores.

O jogo
Os jogadores devem fazer um certo número de pontos que é decidido antes do início do jogo para ganhar. Os jogadores podem optar por jogar apenas uma mão (Rápido) ou jogar até que um deles ou uma equipe marque 100, 200, 300 ou 500 pontos. Um jogador, escolhido ao acaso, joga primeiro, e os demais devem seguir o naipe, se possível. Se um jogador não pode seguir o naipe de cartas, ele pode jogar um trunfo ou descartar.

O truque é ganho pelo jogador que joga o trunfo mais alto ou se nenhum trunfo foi jogado, o jogador que jogou a carta mais alta do naipe liderou. O jogador que ganha o truque joga primeiro para o próximo. O jogo continua até que nenhum dos jogadores tenha mais cartas. Cada mão vale 13 ou 17 vazas, dadas pelo número de cartas na mão; para jogos de dois e quatro jogadores é 13 e para jogos de três jogadores é 17. Espadas não podem ser jogadas a menos que tenham sido jogadas anteriormente ou o jogador a liderar não tem nada além de Espadas em sua mão.

A pontuação
Para fazer o contrato (o número de vazas licitadas), o jogador ganha 10 pontos por cada vazada, mais 1 ponto por cada saco («bags», quando um jogador faz um número de vazas que excede o número de vazas que licitou). Quando um jogador aposta zero e não ganha nenhuma vaza nessa mão, ele marca 100 pontos.

Por exemplo, se o lance do jogador for 7 e ele fizer 7 vazas, a pontuação será 70. Se o lance for 5 e o jogador ganhar 8 vazas, a pontuação será de 53 pontos: 50 pontos para o lance e 3 pontos para os três truques extras. As bags fazem uma dedução de 100 pontos cada vez que um jogador acumula 10 bags.

Se o jogador «quebrar o contrato», o que significa que ele recebe menos do que o número de vazas oferecidas, o jogador recebe -10*número de lances. Por exemplo, se um jogador der 4 e ganhar apenas 3 vazas, a pontuação seria -40.

Assim, o objetivo é sempre cumprir exatamente o lance.

A pontuação para um lance nulo é de 100 pontos, quando o jogador faz pelo menos um truque perde 100 pontos.

Quando ambos os jogadores de uma equipe derem nil (duplo nil) e tiverem sucesso, eles ganham 500 pontos. Se apenas um dos parceiros falhar, eles marcam 0 pontos. Quando nenhum deles atinge seu lance, eles perdem 500 pontos.

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