Copas

Tipo de jogo: jogo de truques «tipo evasão»
Baralho: baralho padrão de 52 cartas

Número de jogadores
Copas é jogado por 4 pessoas. Sem equipes.

Classificação dos naipes
Não há naipe de trunfo.

Classificação de cartas
Ás, K, Q, J, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 (do maior para o menor).

Objeto do jogo
O objetivo é evitar marcar pontos. Cada copas vale um ponto de penalidade e a dama de espadas vale 13 pontos de penalidade. As outras cartas não têm valor.

O jogo termina quando alguém atinge ou ultrapassa o número de pontos pré-determinados (Quick, 20, 50 ou 100), e o vencedor é o jogador com a menor pontuação.

Distribuição de cartas e passes
Cada jogador recebe 13 cartas. Cada jogador passa três cartas de sua escolha para o jogador à sua esquerda, direita e o jogador sentado em frente na primeira, segunda e terceira mão, respectivamente. Na quarta mão, nenhuma carta é passada. Este ciclo se repete até que o jogo termine.

O jogo
A pessoa que segura o 2 de paus faz a primeira vaza. Os outros jogadores devem jogar uma carta do naipe que foi lançado. Se eles não tiverem uma carta desse naipe, eles podem jogar qualquer carta. A pessoa que jogou a carta mais alta do naipe levado ganha a vaza e começa a próxima vaza.
Copas não podem ser jogadas até que uma copa tenha sido jogada em uma vaza anterior. A menos que sua mão não contenha nada além de corações. Partir corações permite que os corações sejam jogados no início de um truque futuro.
Os jogadores estão autorizados a jogar espadas no início de uma vaza após a primeira.

A pontuação
Cada jogador marca pontos de penalidade por cartas nas vazas que ganhou. Cada coração marca um ponto, e a rainha de espadas marca 13 pontos. No entanto, se você conseguir ganhar todas as cartas de pontuação (atirando na lua), sua pontuação é reduzida em 26 pontos, ou você pode optar por aumentar a pontuação de todos os outros jogadores em 26 pontos.
O jogo continua até que um jogador tenha atingido ou excedido o número de pontos predeterminados. A pessoa com a pontuação mais baixa vence.

Deja un comentario